Tricobezoar Felino
- Dr. Eduardo Rossi
- 26 de abr. de 2019
- 1 min de leitura

Os gatos tem o hábito da “autolimpeza” consequentemente eles, ao realizarem esse hábito, acabam ingerindo uma quantidade muito grande de pelos, assim, a formação de “tricobezoares” se torna muito comum nessa espécie.
Você sabia que seu gato, passa de 20 a 30% do seu tempo se lambendo?
Afinal, o que é tricobezoar?
Os pelos são estruturas que não são digeridas pelo nosso estomago, porque, são formados principalmente, por queratina. São concreções (massas; bolas) que podem acabar se formando com o acúmulo de pelos dentro do trato gastrointestinal (TGI) dos gatos.
O que pode causar?
Normalmente, o tricobezoar é eliminado por vômitos ou defecação, porém, podem causar também, falta de apetite, constipação e em casos mais graves podem causar obstrução gástrica ou intestinal e até, perfuração dos mesmos.
Como diagnosticamos e tratamos?
Normalmente o diagnóstico se dá por algum exame de imagem raio-x e/ou ultrassom. Geralmente é a causa mais frequente de vômitos em gatos, então algumas vezes é tratada primeiro, para depois correrem atrás do diagnóstico definitivo.
Antigamente para tratar esta patologia, fazia-se uma simples adição de proteínas insolúveis a dieta dos gatos, para melhorar o acúmulo de pelos no TGI.
Atualmente, a partir de 2017 descobriram, que essa simples adição não resolve o problema com tanta eficácia e que podemos ter um resultado muito melhor adicionando as proteínas insolúveis junto com um complexo de enzimas contendo queratinases, que ajudam na “digestão” dos tricobezoares.
Comments