top of page
  • logo youtube
  • 1492718755-whatsapp_83610
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Buscar

SEU CACHORRO COME GRAMA?

  • Foto do escritor: Dr. Eduardo Rossi
    Dr. Eduardo Rossi
  • 24 de abr. de 2019
  • 3 min de leitura



Se ele come, não se preocupe “tanto”, afinal, é muito comum os cães comerem grama. Começando em muito tempo atrás os cães eram caçadores portanto, comiam muitos tipos de presas (herbívoros e carnívoros por exemplo), consequentemente o que elas tinham em seu estomago e intestino também. Além desse hábito alimentar, sabemos que cães gostam muito, de frutas e alguns legumes, devido a isso não devemos pensar no fato de comer grama como um hábito tão estranho, mas, pode ser apenas parte de sua dieta.

Pensando dessa forma já, acabamos tirando muito do medo dos proprietários (tutores) de os cães comerem grama, porém, medo é sempre bom, na quantidade certa.

Na grande maioria das vezes “Comer grama” é sinal de pelo menos algum desconforto abdominal, podendo ser: dor de estomago, gastrite, verminose, alimentação inadequada, diarreia, constipação e cólicas.

Também escuto alguns relatos de cães que comem bastante grama e depois relatam (nesse caso, é muito importante a atenção do proprietário, porque esse vômito, pode ser a causa do desconforto, ele comeu para vomitar, ou, pode ser que o desconforto foi tanto, que ele comeu grama até não aguentar mais e acabou vomitando, assim, podendo não ter solucionado o problema).

O que sabemos sobre a grama, é que ela ajuda nos desconfortos abdominais de basicamente duas formas, uma, é que é um alimento riquíssimo em fibras, portanto, ajuda acelerando um pouco a motilidade intestinal, assim, facilitando o trabalho do trato gastrointestinal (TGI), ou, apenas irritar o estomago e gerar o vomito para aliviar, pôr para fora aquilo que está incomodando nosso amigo (ENO, sal de frutas).

Sabendo mais ou menos como a grama age, podemos entender os porquês eles comem grama com frequência e nem sempre é algo relacionado a uma alteração do TGI:

- Fome: Ele pode simplesmente estar com muita fome e como a grama faz parte do seu “cardápio” ele resolveu come-la; (um pouco difícil acontecer)

- Dieta deficitária: Pode ser sim uma causa, mas os nutrientes que a grama contém, são necessários para os cães em níveis muito baixos, além, de serem em grande parte apenas fibras indigestas para cães, portanto, não faz muito sentido; (muito rara)

- Instinto de caça: Encontrei em muitos textos esse fato, mas na grande maioria das vezes percebemos que eles ficam muito focados com esse fato, mas poucas vezes comem de fato a grama; (acredito que esse tenha um pouco de relação com a ansiedade também)

- Gastrites: Acredito ser a maior das causadoras, na grande maioria das vezes que atendo cães com gastrite ou sinais gastroentéricos, eles apresentam o sinal clínico de comer grama com mais frequência; (mais provável causa).

- Ansiedade: o mundo dos cães hoje está sendo muito humanizado, temos muitos cães passando muitas horas do dia sozinhos, não gastando toda a energia que eles tem guardado dentro de si, isso gera muita ansiedade, ansiedade de separação, ansiedade por passeio, diversos tipos, assim, quando eles finalmente conseguem o que querem acabam cometendo atos incontroláveis, que não pensaram antes de fazer; (provável também, mas comem grama em menor quantidade geralmente).


Você não precisa se preocupar tanto assim, com alguns fatos isolados, preste atenção no seu amigo, perceba quais seus costumes, seus hábitos, se ele apresenta muita energia acumulada. Claro como citei acima, isso pode ser um alerta, mas sempre dentro das proporções cabíveis.


 

Este artigo foi elaborado por Dr. Eduardo Morro Rossi para ser fornecido aos clientes da ROSSI MEDICINA VETERINÁRIA. Não pode ser reproduzido sem autorização do autor.

 
 
 

Comentarios


Carpe Diem Bem Estar Animal

Av. Carlos Correa Borges, 934.

Maringá / PR

(44) 9 9935 9337

  • md_5af2d4c95ac7b
  • 163572_white-youtube-logo-png
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
Rossi Medicina Veterinária

© Copyright 2019 por CONECTE Marketing + Digital

bottom of page