Escovar os dentes do seu cão, não é frescura!!!
- Dr. Eduardo Rossi
- 7 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

Não são todos os cães que permitem a escovação e nem todo o dono tem tempo ou se dispõe (ou se preocupa) à escovar os dentes de seu animal 3 vezes por semana (1x a cada 2 dias como recomendado).
O tártaro se acumula nos dentes dos cães da mesma forma que com que se acumula nos nossos. A Placa Bacteriana (que é um filme transparente, vai se acumulando na superfície dos dentes e ela é a precursora de toda doença periodontal praticamente. Muito antigamente, quando os cães eram selvagens e caçavam seus alimentos, eles mastigavam pêlos, matéria fibrosa como pulmões e roíam muito osso, para realizar a remoção de cálculos e de placa bacteriana. Além disso, viviam livres e sem cuidados médicos obedecendo somente às leis da natureza: presa/predador.
Ou seja, o tempo médio de vida de um animal era muito menor que hoje e muitos dos problemas relacionados ao tempo de vida, muitas vezes nem chegavam a aparecer. Agora que são domésticos e possuem donos preocupados com a sua saúde, tornam-se necessários esses cuidados antes ignorados.
Portanto, para retardar o acúmulo de placa bacteriana e cálculo dental que irá desenvolver uma série de doenças orais e infecções em outros locais do organismo, a escovação se faz necessária.
Como acostumar seu cão a escovar os dentes:
*Importante pra Caramba: na falha de um passo, volte ao anterior.
1º Passo:
Procure um local calmo, sem maiores distrações para seu cão. Sente-se com ele e enquanto fala e faz carinho, passe seu dedo indicador por sua gengiva. Filhotes estranham um pouco mas logo se acostumam (precisamos ser persistentes). Comece com sessões breves de 1 a 2 minutos 2x/dia/± por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos por mais ou 4 dias e continue a agradá-lo com muito carinho e petiscos se ele permitir que você passe o dedo em sua gengiva e dentes.
2º Passo:
Com uma gaze enrolada ao mesmo dedo indicador repita o processo para que ele se acostume com a textura estranha. Sessões de 5 minutos 1 a 2x/dia/±7 dias.
3º Passo:
Compre um antisséptico oral que contenha Clorexidine na formulação. Gosto sempre de manipular e sempre peço para a DrogaVet. Mas, também temos algumas soluções comerciais. Embeba a gaze neste líquido e passe em todos os dentes do cão logo antes de levá-lo para passear.
A rotina fica assim:
Carinho escovação carinho passeio na rua. 2x/dia/7 dias.
4º Passo:
Substitua o dedo com a gaze por uma escova de cerdas macias (Curaprox) e o Clorexidine pela pasta de dentes CANINA C.E.T da Virbac (nunca use pasta humana pois está é nociva ao estômago dos nossos amigos e também ao nosso).
Repita a rotina diariamente por uma semana e se quiser aos poucos diminua para 1x a cada 2 dias.
Não podemos esquecer de fornecer petiscos próprios para os dentes dos nossos amigos que ajudam no controle e no acúmulo de cálculo. Podemos fazer 1 após cada refeição, no máximo 2/dia.
Observações:
Não há problemas em manter a escovação com Dedo e Gaze. Só é aconselhado que se alterne a solução de clorexidine com a pasta canina pois este antisséptico oral usado à longo prazo pode amarelar os dentes do animal (reversível com a suspensão do uso).
Este artigo foi elaborado pelo Dr. Eduardo Morro Rossi para ser fornecido
aos clientes da ROSSI MEDICINA VETERINÁRIA. Não pode ser reproduzido sem autorização do autor.
Comments